Quando um GM de 2600 perde um jogo para um jogador de 550 pontos menos na escala de classificação, isso chama a atenção. Mas, se o vencedor tem apenas nove anos de idade, em seguida, temos um verdadeiro choque - especialmente se a vitória não veio através de um erro ao acaso do GM, mas sim após uma verdadeira luta, em que o mestre da juventude prevaleceu.
Algumas semanas atrás, enquanto via alguns resultados de xadrez, eu tropecei em um torneio jogado no Uzbequistão . Eu cruzei os resultados da primeira rodada para ver se havia qualquer grande surpresa, e quando eu estava prestes a seguir em frente, algo chamou minha atenção. Notei que um GM forte (exatamente 2600) Andrei Zhigalko perdeu a primeira partida para um jogador FIDE de 2057. Isto é, naturalmente, um enorme transtorno. Mas o que faz com que seja ainda mais incrível é que o 2057 foi um garoto de nove anos de idade, FM Nodirbek Abdusattorov (foto)!

É isso mesmo, o FM Nodirbek Abdusattorov de nove anos de idade do Uzbequistão acertou um GM 2600. Isso não foi por acaso ou um movimento irreverente pelo oponente se transformando em um grande erro.

E depois o jovem superou o GM Ruslan Khusnutdinov no mesmo torneio, dissipando quaisquer dúvidas de que a vitória contra o Zhigalko pode ter sido uma ocorrência fortuita. Nodirbek não é estranho a altas conquistas: ele ganhou a medalha de ouro na categoria de idade U8 no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude, em Maribor, na Eslovénia em 2012.
Bem, pegue um pouco de pipoca e sente-se, e maravilhe-se com o jogo fascinante em que Nordibek derruba o GM:
Aqui é a partida de Nodirbek contra o GM Ruslan Khusnutdinov.
Faço notar que, no mesmo torneio outro jovem do Uzbequistão, Shamsiddin Vokhidov (acima, fotoSports.uz ), de 11 anos de idade, também teve um grande desempenho, batendo o GM armênio Robert Hovhannisyan, com 2613. Mais uma vez um jogo longo, pensativo em que Shamsiddin saiu vitorioso.
Estas estrelas emergentes estão elevando o nível de desempenho, e continuarão a manter o Uzbequistão no noticiário de xadrez nos tempos vindouros. Se existem outros jovens que estão fazendo incrivelmente bem, por favor mencione-os nos comentários para os nossos leitores os seguir. Também vamos manter um olho neles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário