O MI chinês Wei Yi (foto) - com a idade de 13 anos, 8 meses e 23 dias – torna-se o mais jovem GM do mundo. O jovem já tinha conquistado anteriormente duas normas de GM em seu currículo e na oitava rodada do torneio Open Reykjavík ele enfrentou um adversário formidável, o GM Maxime Vachier-Lagrave, que em 2005 também tornou-se um dos mais jovens mestres do mundo em uma idade de 14 anos e quatro meses (clique aqui para fazer o download da partida).
Ao vencer o GM francês, Wei Yi garantiu sua norma de GM final; mesmo se ele perder o seu jogo na nona rodada contra o GM Grzegorz Gajewski. E o seu rating FIDE de mais de 2500 garante que o título será concedido imediatamente, tornando-o o mais jovem GM do mundo, e na história o quarto mais novo no momento da conquista do título - depois de Sergey Karjakin , Parimarjan Negi e Magnus Carlsen, conforme pode ser observado na tabela abaixo.
Na China, Wei Yi é conhecido e respeitado, tendo vencido o Mundial da Juventude Sub-12 em 2010. No mesmo ano tornou-se o mais jovem participante a jogar no Campeonato Chinês Divisão A, vencendo o GM Ni Hua, um bicampeão chinês que tinha culminado um rating de 2724 no ano anterior. Acompanha na tabela abaixo o seu desempenho:
Fonte das Informações e Imagem: ChessBase



Nenhum comentário:
Postar um comentário