
Carreira
A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica, em 1983, com catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-júnior) com um registo de 9/9. Tornou-se o indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de Mestre Internacional com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também disputar suas partidas na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de "Lightning Kid" ("rapaz-relâmpago", uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo lightning). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grande Mestre indiano.
Anand, apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov e Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar em tão alto nível, não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.
Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand tem sido o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prémio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros nesse ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.
Campeonatos mundiais
Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o Campeonato Mundial da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.
Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik, título esse que mantém até os dias de hoje.
Abaixo Anand x Ftacnik -Interzonal de Biel, 1993
Jogavam as brancas e deveriam ter o maior cuidado em vista do promissor ataque preto
Vejam como Anand é “cuidadoso”.
21-fxe6 0-0-0 22-Rxb2 Ca4+ 23- Rc1 b3! 24- Cxb3 Ba3+ 25- Rb1 Cc3+ 26-Ra1 Da4 27-Dd3 Bb4 28-Ca1 Rb8 29-Bd4 Tc8 30-Be5+ Ra7 31-De3+ Tc5 32-Td3 Dxc2 33-Bxc3 Bxc3+ 34-Txc3 Dxc3+ 35-Dxc3 Txc3 36-exf7 Tf8 37-g6 e Ftacnik se rende em vista da peça a mais das brancas e do forte peão passado e protegido de Anand. Notaram o sangue frio do campeão mundial?
Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail xadrezbatatais1@gmail.com
Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário